quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quinta-Feira Santa



Hoje realiza-se em toda Igreja a Quinta -Feira Santa. Onde é realizado 2 cerimônias litúrgicas: a Missa Crismal e a Missa do Lava Pés.


  • MISSA CRISMAL:

Na manhã da Quinta-feira Santa a Igreja celebra a Bênção dos Santos Óleos. Composto por óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo Diocesano para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.


Esta missa é realizada em todas as igrejas catedrais, onde é presidida pelo bispo local, e co celebrada pelos demais sacerdotes. Os vasos contendo óleo de azeite de oliva é conduzido e apresentado diante do bispo , através de um diácono. em seguida o bispo abençoa os óleos , onde cada padre presente levará um pouco para ser usado durante todo o ano, nos rituais da paroquia.

Nesta mesma missa todos os os padres renovam as promessas sacerdotais.
São três os óleos abençoados nesta celebração:
  1. Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento do Ordem, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.


  2. Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.


  3. Óleo dos Enfermos: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido antigamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.



A MISSA DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO LAVA PÉS:

Durante a noite de Quinta-Feira Santa, a Missa da Ceia do Senhor é celebrada. Existe apenas uma missa, na qual toda a comunidade e padres da paróquia participam. Esta é uma missa muito alegre, como se recordam a instituição da Santíssima Eucaristia e do sacerdócio. Os sacerdotes usam vestes brancas, o altar é cheio de flores, o Glória é cantada e os sinos são degrau. Depois da Glória, que não deve-se ouvir os sinos e música do órgão até a Vigilia Pascoal. A Liturgia da Missa lembra a Páscoa, a Última Ceia, que inclui a lavagem dos pés.

O hino Ubi Caritas é normalmente é cantada no momento. Após a Oração pos Comunhão , não há bênção final. A Sagrada Eucaristia é transportada em procissão através da Igreja e, em seguida, transferido para um local de reposição, geralmente uma capela lateral. O hino Pange Lingua também é geralmente cantado neste momento.

Depois da Missa, recordamos a agonia no jardim, bem como a detenção e prisão de Jesus. O altar é despojado , cruzes são retiradas ou cobertas. A Eucaristia é colocado em um altar de repouso, e em algumas igrejas são abertas para a adoração silenciosa, para atender o convite do Cristo "Pode não, então, assistir uma hora comigo?" (Mat 26,40)

O Altar de repouso é quando a Eucaristia é processada para o altar de repouso após a Missa da Ceia do Senhor, devemos permanecer no silêncio da oração e da adoração, mantendo Cristo empresa. Existe uma tradição, especialmente nas grandes cidades com várias paróquias, para tentar visitar sete igrejas e os seus altares de repouso durante esta noite.


A Piedade popular é particularmente sensível para a adoração do Santíssimo Sacramento a maioria, na sequência da Missa da Ceia do Senhor. Devido a um longo processo histórico, cujas origens não são totalmente claras, o lugar de repouso tem sido tradicionalmente referido como "um Santo Sepulcro". Os fiéis vão lá para venerar Jesus, que foi colocado em um túmulo após a crucifixão e na qual ele permaneceu por cerca de quarenta horas.


É necessário instruir os fiéis sobre o sentido da reposição: é uma austera solene conservação do Corpo de Cristo para a comunidade de fiéis que toma parte na liturgia da Sexta-feira Santa É um convite a adoração silenciosa e prolongada do sacramento instituído por Jesus neste dia.
Em referência ao altar de repouso, portanto, o termo "enterrar" deve ser evitada, e sua decoração não deve ter qualquer sugestão de um túmulo.

O sacrário neste altar não deve ser sob a forma de uma sepultura ou urna funerária. O Santíssimo Sacramento deve ser conservado em uma tenda fechada e não deve ser exposta em um ostensório.

Após a meia-noite na Quinta-Feira Santa, a adoração deve concluir sem solenidade, desde o dia da Paixão do Senhor já começou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...